Introdução: Hoje estou revisando Cyberpunk 2077! Sabe, às vezes compensa não ter tempo para jogar lançamentos novos na estreia. No auge da polêmica do lançamento do Cyberpunk, minha Best Buy local estava vendendo cópias da versão Xbox em steelbook por US$ 10 cada. Aproveitei a oferta porque estou nesse hobby há tempo suficiente para saber que duas coisas eram verdadeiras. Primeiro, que uma versão next-gen provavelmente já estava em desenvolvimento ou estaria em breve, e segundo, que a CD Projekt Red havia investido dinheiro suficiente no projeto que era efetivamente "grande demais para falir" e, com sua reputação em jogo, não teria escolha a não ser continuar trabalhando nele. Essencialmente, eu sabia que o jogo eventualmente ficaria muito melhor. Então, comprei a cópia de US$ 10 e esperei pacientemente até o início deste ano para começar a jogar. E, rapaz, valeu a pena. Joguei no Xbox Series X com as atualizações next-gen. Nesta análise, examinarei os pontos positivos, os nem tão positivos e se recomendo que você e os seus joguem. Quaisquer spoilers serão mínimos. Joguei no modo Normal e fiz quase todas as coisas opcionais também. Meu tempo total de jogo foi de 86 horas (!).
Sinopse:
Cyberpunk 2077 é um jogo de ação RPG baseado no universo Cyberpunk do veterano designer de jogos Mike Pondsmith. Você joga como V, um mercenário freelancer que chega à infame Night City (uma Los Angeles futurista) para fazer um nome para si mesmo no ano de 2077. Sua história de origem é pré-selecionada entre algumas opções diferentes e afeta o início do jogo de diferentes maneiras (pense em Dragon Age: Origins) e altera algumas opções de diálogo ao longo do caminho. O mundo de Cyberpunk é o que você espera se estiver familiarizado com os tropos do gênero. Um mundo semi-apocalíptico com corporações gigantes no topo controlando tudo, tecnologia desenfreada em todas as veias da sociedade e os cidadãos abaixo, principalmente tentando sobreviver da melhor maneira possível em um mundo que se tornou frio e mecânico.
Você deve jogar este jogo?
Se você está procurando uma experiência de Grand Theft Auto, Saints Row ou outro mundo aberto semelhante a esses jogos, então Cyberpunk não é o que você está procurando. Pode parecer assim na superfície, mas não é esse o tipo de jogo que este é. Se você está procurando uma experiência de RPG para um jogador rica e profunda, com uma escrita tremenda, alguns dos melhores personagens dos jogos e histórias que o imergem totalmente no universo Cyberpunk, então você absolutamente deve jogar este jogo. Acho que as dezenas de horas que passei nele são indicativas da minha opinião. Cyberpunk 2077 é uma história de advertência e uma grande história de redenção, tanto no universo quanto fora dele.
Lembrete aqui de que pré-encomendas são uma relíquia antiga do passado, quando os jogos só vinham em mídia física de fornecimento limitado. Com a exceção discutível de certas edições de colecionador, você nunca, jamais, deve pré-encomendar um jogo. Você não tem nada de valor real a ganhar, você acabará se queimando e isso apenas serve para reforçar maus hábitos corporativos.